FRONTEIRA LIVRE, coletânea (dezembro/2014)

Uma das coisas legais, que encerram bem 2014 e fazem entrar com um gás legal 2015, é ter duas HQs publicadas na Coletânea de Quadrinhos FRONTEIRA LIVRE. O projeto foi viabilizado via financiamento coletivo no Catarse em 2014 (fechou em em novembro/2014) e, no começo de dezembro/2014, o livro foi lançado na Comicon Experience em São Paulo.

O livro saiu pelo selo independente MBP, e teve até o momento uma recepção super bacana. Desde dezembro estão sendo enviados pelo correio os exemplares dos colaboradores (galera que apostou no Catarse, financiando a obra e a tornando possível), e esse mês devem ser definidos alguns pontos de venda no Brasil (mas ainda não tenho essa informação).

Ao todo são 32 artistas, todos Brasileiros (27 nas histórias e 5 ilustrando as páginas de entrada de cada região, o livro foi dividido em partes, por região do Brasil). Eu participo com DUST (que escrevo e ilustro) e 4UATRO ELEMENTOS, que ilustro com textos da roteirista Milena Azevedo.

FRONTEIRA LIVRE (Coletânea de Quadrinhos)
Lançamento: Dezembro/2014

RESENHA: a Fronteira Livre reúne 32 artistas de todos os lugares do Brasil em diversas histórias. Idealizada por um grupo de quadrinistas que se conheceu dentro do projeto Visualizando Citações, a coletânea  de quadrinhos foi criada com foco na diversidade vinda da integração entre artistas dos mais variados estilos e com bagagens culturais diversas.
Vivemos em um mundo cada dia mais conectado, de distâncias diminuídas, culturas integradas, e repleto das mais diversas formas de expressão. Pode ser um clichê, mas trata-se de um mundo “sem fronteiras”.

Autores: Brum, Milena Azevedo, Márcio Rampi, André Carvalho, Lielson Zeni, Liber Paz, Leonardo Melo, Antonio Éder, Lica de Souza, Flávio Luiz, AnaLu Medeiros, Melina França, Veríssimo, Gilmar, Ricardo Jaime, Samuel de Góis, Gian Danton, Alexandre Falcão, Ichirou, Camilo Solano, Juscelino Neco, Wanderline Freitas, Rusiano Paulino, Luiz Meira, Renato Rei, Rogério Basile, Camila Torrano.

DUST
Lançamento: Dezembro/2014

RESENHA: história criada para a coletânea FRONTEIRA LIVRE, é uma clara crítica (talvez indireta) aos tempos de guerra que (infelizmente) ainda vivemos. Recheada de abstrações e com um texto marcante, que busca fugir ao senso comum, apresenta o instante final de um lugar pela perspectiva niilista de dois bêbados vadios, contraposta à perspectiva do arauto da morte que se aproxima em meio a uma revelação e a destruição que vem depois.

Autor: Márcio Rampi (texto e arte)

4UATRO ELEMENTOS
Lançamento: Dezembro/2014

RESENHA: Uma das histórias criadas para a coletânea de quadrinhos FRONTEIRA LIVRE lançada em dezembro de 2014, 4uatro Elementos explora o amor e as conexões misteriosas entre as pessoas através da ação dos quatro elementos da natureza. Originalmente um poema escrito por Milena Azevedo, virou um roteiro para os quadrinhos que ganhou vida no traço de Rampi. Criada na virada de 2013 para 14, foi ilustrada durante o primeiro semestre de 2014.

Autores: Márcio Rampi (arte) e Milena Azevedo (história)

Comentários