Sobre


MÁRCIO RAMPI é ilustrador, quadrinista independente e autor das história em quadrinhos LESTER e MAKAU.


Antes disso, havia lançado, de forma independente, Diz Que Duvida! – sua HQ de estreia – onde se firmou como autor de quadrinhos. Diz que Duvida! apresenta, com uma narrativa consistente e um traço intenso, uma pequena e inusitada perspectiva de sobre como nascem as lendas.

Em 2011, Rampi apresentou ao mundo sua segunda HQ, chamada Abutres No Fim do Mundo, disponível apenas no formato web e com versão para o espanhol. Inspirada na obra de Franz Kafka e em seu conto Os Abutres, é outra breve e instigante história, desta vez sobre um personagem que acorda paralisado, deitado no chão, em um mundo pós-apocalíptico e, paralisado, espera a morte pelas garras de um abutre faminto que lhe mira os dedos do pé.

Nesta segunda publicação, Rampi pôde aliar quadrinhos e literatura em uma bem realizada inserção por este formato de HQ que tem obtido bastante destaque nos últimos anos. 

Em 2012, participou da coletânea Visualizando Citações, que apresentava HQs curtas e com arte de diversos artistas brasileiros desenhando histórias criadas pela escritora Milena Azevedo e inspiradas em citações de autores da literatura. Rampi ilustrou Comportamento Padrão, HQ baseada em uma citação do autor Caio F. Abreu, no livro Morangos Mofados.




Indicada ao Prêmio HQ Mix 2013 na categoria Web Comics e no Prêmio HQ Mix 2014 na categoria quadrinhos de grupo, a coletânea foi lançada em formato impresso no FiQ 2013, em Belo Horizonte. É a primeira participação de Rampi em uma publicação de alcance nacional.

Em 2014, foi um dos criadores e organizadores da coletânea Fronteira Livre, na qual publicou as HQs DUST e 4UATRO ELEMENTOS. A coletânea foi lançada na Comic Con Experience em São Paulo e acabou indicada ao prêmio HQ Mix 2015 na categoria Publicação Independente de Grupo. Fronteira Livre também foi um dos 30 finalistas da categoria "BD Alternativa" na 42ª edição do Festival de Angoulême, na França.

Ainda com histórias em quadrinhos, Rampi atua na criação e ilustração de quadrinhos com foco institucional. Nesta área, criou para o Projeto Aguapé do Rotary os Aguapowers, tendo também escrito e ilustrado as quatro edições do projeto (entre 2010 e 2012).

Em 2012, criou e ilustrou a HQ Turminha do Verde, que teve cinco edições publicadas de 2012 a 2015. Tanto Aguapowers quanto Turminha do Verde são quadrinhos com foco no público infanto-juvenil e com temática de educação ambiental.

Rampi também ilustrou SOPHIA, hq institucional da Sophia Cultural que visa a divulgação da arqueologia,








MINHA TRAJETÓRIA
– por Márcio Rampi

"Nasci na cidade de Porto Alegre/RS em 1980, e hoje sou um bom conhecedor do desenho estrutural e da estética da expressão pela representação gráfica. Aprendi muita coisa nesse tempo todo, e sei que ainda tem muito muito muito o que aprender – afinal, isso tudo é só o início de tudo. Profissionalmente, já tive diversas ocupações, trabalhei e ainda trabalho muito, todos os dias - com publicidade e propaganda e com comunicação como multimídia na criação, e como quadrinista-ilustrador-designer gráfico-web/designer free lancer.

Sou bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Unisinos/RS, e também quadrinista, ilustrador, desenhista e autor de histórias em quadrinhos, músico, escritor...trabalho de forma mais constante com direção de arte, design e redação, na criação de peças publicitárias e afins. Na criação, busco atuar de maneira competente em todas as áreas, buscando sempre ser um profissional multimídia, daqueles que pensam chamadas e criam peças gráficas com a mesma habilidade que fazem uma ilustração e escrevem um texto, ou que criam um roteiro para um vídeo e um texto para o rádio com a mesma desenvoltura com que fazem o desenho de um web site.

Respiro comunicação, vivo publicidade e amo quadrinhos. E sou feliz por ter escolhido isso tudo! A publicidade entrou de fato na minha história quando troquei a vontade de fazer artes plásticas pelo curso de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda. Desde lá até a graduação, vi muita coisa, li tantas outras. Finalizei minha trajetória na graduação com um trabalho de pesquisa que uniu duas coisas que gosto muito: ilustração dos personagens das histórias em quadrinhos e semiótica. Esse trabalho alcançou distinção na avaliação final da universidade, mas o desenho e as histórias em quadrinhos entraram na minha vida muito antes disso tudo. Desenho desde criança, desde antes de entrar para a escola. Rabisquei até o teto, fiz desenhos na parede... li e leio muito histórias em quadrinhos, e também gosto muito de cinema e arte no intervalo comercial. Acredito que, tanto na comunicação quanto na vida, vale o entendimento – e pouco importa a convenção.

Enfim: se você precisar de histórias em quadrinhos, ilustrações, publicidades, propagandas, textos, sinta-se a vontade para me escrever! Entre em contato pelo e-mail que eu respondo rápido, e vai ser sempre muito legal podermos desenvolver bons trabalhos juntos! E você vai gostar de trabalhar comigo, tenho certeza! Clica aí, confere meus trabalhos nesse espaço, manda recados e vamos trocando ideias. Um grande abraço para todo mundo, fiquem com Deus".

Márcio Rampi, 2019
marciorampi@gmail.com