Sobras do processo de Abutres – parte 5 O Abutre encontra o pé
A cena que abre esta postagem é o momento no qual, pela visão do personagem principal, ele percebe o Abutre (o qual ele já sentia a presença) mais próximo, mirando os dedos do seu pé, em Abutres No Fim do Mundo. Como falei anteriormente, decidido a fazer esta HQ, comecei a ilustrar vários abutres, definindo assim um dos meus personagens (falei sobre isso no post anterior), e o passo seguinte a esse era definir o outro campo que me motivou a entrar nessa empreitada: os pés. Afinal de contas, “...era um abutre que me dava grandes bicadas nos pés...”
Depois de algum estudo sobre pés (mas não me recordo de fato o quanto), a ideia de compor a cena com os dois elementos já era uma ideia muito menos assustadora: tinha o Abutre que queria, e já sabia como faria para desenhar o pé do jeito que eu imaginava...
Esta aí de cima é a cena final do pé na HQ, o pé do jeito que eu pensei que deveria ser. Falarei um pouco mais sobre pés quando falar sobre o roteiro da HQ, pois tem referencias muito interessantes no textual também, mas agora vale focar na ilustração, apenas. E este pé foi o meu “pé definitivo” em Abutres No Fim do Mundo.
Depois do esboço inicial do abutre, eu tinha o que precisava (ou ao menos achava que tinha, o passar do tempo mostrou que a história tinha outras questões, mas isso também fica mais para adiante...)
Esta aí de cima cena é a cena anterior a cena que abriu esta postagem, são os instantes antes do Abutre chegar o mais próximo. O legal é que achei dois rascunhos, bastante simples, dessa cena, mas que dão uma idéia de como ela era até chegar ao resultado final.
Este é um dos esboços para a cena citada anteriormente.
Este aí de cima é o outro esboço.
Composta a equação inicial que tinha imaginado, parti então para uma das partes mais importantes – e uma que curto tanto quanto desenhar – que era a parte de escrever a história! Na seqüência tentarei falar bem sobre o texto da HQ, tem referencias que ainda considero muito bacanas e que acredito que vale a pena compartilhar.
Depois disso retomamos as ilustrações, creio...
Espero que tenham curtido mais esta parte, e para acompanhar é só ler por aqui ou acessar a página de Abutres No Fim do Mundo no facebook clicando aqui. Permaneçam ligados, que eu vou postando e vamos trocando umas idéias...
Valeu, e até próxima!
Márcio Rampi – 22 de janeiro de 2014






Comentários