Sobras do processo de Abutres – parte 3 Desista! - E Outras Histórias de Franz Kafka, com traço de Peter Kuper

Fechando essa primeira semana falando sobre as referências de Abutres no Fim do Mundo, apresento o livro que citei anteriormente como o estopim da idéia toda. Apesar de já ter lido Kafka – que é um dos mais importantes escritores do século XX – eu nunca imaginei criar algo para os quadrinhos que fizesse referência ao universo do autor, fosse uma adaptação, inspiração, piração...mas isso até me deparar com esse livro aí de cima...
Trata-se de “Desista! - E Outras Histórias de Franz Kafka”, um livro muito legal que reúne nove histórias assinadas pelo tcheco – fábulas curtas em que estão presentes todo o absurdo, a dúvida, o vazio e a solidão que se tornaram marcas registradas da obra de Kafka – que ganham nova vida no traço do quadrinista Peter Kuper. Mais que uma adaptação literal de Kafka, Kuper fez uma interpretação da visão de mundo kafkiana, fragmentada e desesperada. Com seu traço expressionista, realça na obra o tom sombrio e o humor negro das histórias.
Desista! me encontrou por acaso. Estava numa pilha de livros retirados da biblioteca por uma colega na faculdade. Nos encontramos no corredor, e ela sabendo que eu curtia quadrinhos me mostrou o livro que havia retirado com os outros por pura curiosidade. O resumo é que o livro ficou comigo uns dias, e li ele num tapa. Dentre as nove histórias do Kafka adaptadas para os quadrinhos, e no meio do traço marcante do Kuper, a que mais me chamou a atenção foi a adaptação de O Abutre, um conto de Kafka que começa de um jeito peculiar e simplesmente sensacional: “...era um abutre que me dava grandes bicadas nos pés...”
Lembro que a sensação de impotência do personagem diante de um perigo iminente e contra o qual ele nada poderia fazer foi o que me levou a questionar um monte de coisas (em relação a tudo na vida) e que me fez começar a mergulhar em um universo ficcional que se abria diante de mim e que me convidava a criar e contar uma história totalmente nova a partir dali. E foi assim que começou a nascer esta HQ, e foi assim que eu passei a desenhar pés e abutres por um tempo...mas isso são histórias mais para a frente!
Por hora, fica a dica do “Desista! - E Outras Histórias de Franz Kafka" ilustrado por Peter Kuper, um livro com histórias de Kafka no traço e nos quadrinhos de Peter Kuper, onde ele consegue recriar equivalentes visuais das histórias ao mesmo tempo em que evita a armadilha da adaptação literal. Tem um traço muito legal, marcado, preto e branco, de um jeito que aprecio muito, e é mais um capítulo muito bacana dessa história toda entre os quadrinhos e a literatura.
Na sequência, falarei sobre pés, abutres, e sobre os primeiros (e parcos) esboços para a concepção de Abutres No Fim do Mundo.
Abraços a todos!
Márcio Rampi - 17 de janeiro de 2014

Comentários