Sobre o bate papo na Feira do Livro de Cachoeirinha

Participei ontem, no finzinho da tarde, início da noite, do debate sobre HQs e educação na Feira do Livro de Cachoeirinha, um bate papo muito legal com um pessoal mais do que entendido quando o assunto são HQs.

As falas dos professores Cristian Arnold e Romir Rodrigues foram muito legais, os caras sacam demais do que estão falando e acrescentam mesmo. Só os livros trazidos pelos dois já dariam uma tese, para vocês terem uma idéia. A parte mais “testemunhal” da vibe quadrinhos ficou por minha conta e do cartunista Jerri.

A proposta sobre discutir as HQs como instrumento pedagógico é daquelas que levariam muito mais tempo que o tempo de um bate papo como o de hoje para que se pudesse chegar a um denominador comum, um norte mais concreto, e por isso ilustro esse post com um esboço, fotografado, perdido nas minhas coisas. Afinal, todas as ilustrações nascem assim, esboços, e a construção de coisas começa assim também.


Voltando ao bate papo, na realidade a grande sacada desses encontros é mesmo esta: você não vai resolver o problema, vai é gerar uma semente que possa potencializar algo logo ali no futuro. Os exemplos levantados no bate papo sobre os quadrinhos do Eisner utilizados nas escolas aqui no Brasil e de outros exemplos “deslocados” do uso das HQs no processo educacional foram de uma riqueza enorme para que se possa entender a questão HQs como ferramenta pedagógica.

É visto e sabido que as HQs mudaram de “status”, se me é permitido dizer assim. Hoje, não se trata mais de mero produto para diversão de jovens adolescentes. Desde as graphics para adultos e das produções autorais de variados temas, os quadrinhos viraram um pouco o seu foco, mudaram um pouco o norte, tornaram mais aberto o seu leque. No entanto, aquela imagem de produto raso, para diversão pura e simples, ainda é o que penso seja a geradora desta falta de sincronia entre a HQ utilizada no processo educacional das crianças e a idade destas mesmas crianças. Em resumo: tudo bem, podemos considerar errado uma HQ com temática adulta ser apresentada para um público de primeira série como ferramenta pedagógica, mas não podemos por causa disso desconsiderar o uso da ferramenta HQs como ferramenta pedagógica.


O erro nesse processo não é das HQs, é de quem escolhe uma determinada história e não sabe filtrar o melhor uso da mesma (leia-se aqui melhor uso da mesma como acertar a faixa etária com o tema da HQ). Feito isso, daí é só utilizar as HQs no processo com o que elas têm de melhor, que é esta capacidade única de unir poesia e narrativa visual que tanto bem pode fazer para a formação dos jovens e das crianças.

Eu sou exemplo disso. Falei disso na Feira do Livro. Não fosse minha mãe e meu pai me permitirem ler A Gralha Azul mas também ler os quadrinhos da Disney e eu jamais teria descoberto as HQs, e jamais teria aprendido tudo que aprendi com elas e que hoje coloco com toda a força nas histórias que crio (leia-se aqui Diz Que Duvida! e tudo que vier daqui pra frente).


Para fechar o relato, foi bem legal encontrar pessoalmente um pessoal que não conhecia pessoalmente, que faz quadrinhos e que eu acompanho pela mídia, e que também, agora, acompanham meu trabalho com Diz Que Duvida! Pessoas como o Jonathan Pires, que tem um traço muito apurado para sua ainda pouca idade (muito bom teu trabalho, meu!). E pessoas como o Jerri, que entre diversas histórias que contou, se mostrou uma grande pessoa, super camarada, super receptivo. Deixei umas DQD! no stand da Família Falcote na Feira. Quem quiser, é só chegar lá.

E como não podia deixar de ser, o Jerri desenha todo mundo que ele encontra. Eu também não deixaria de ser capturado pelo traço veloz do cartunista. O desenho que ele fez é a imagem aí de baixo, show de bola!

Grande abraço a todos, fiquem com Deus.
MRampi

Comentários

Jonathan Pires disse…
Muito feera o Bate-papo, realmente o pessoal saca muito,..eu fui aluno do Christian no ensino médio, ele sempre dava um jeito de encaixar as HQs nos trabalhos era muito legal.
Ah, valeu pelo elogio, pra mim que estou começando agora isso é muito importante. Vlw mesmo!!
Aeee, a tua carica que o Jerri fez ficou da hora!,..eu tava do lado e acompanhei o making of,rsrs..Mto show!
Abração!!
Márcio Rampi disse…
Verdade! O bate papo tava show mesmo.
Teu traço é bom, mew! Tens um trabalho muito caprichado, "puxado" mesmo. Se estah começando assim, teu futuro só pode mesmo ser de sucesso, irmão! Segue em frente!
Viu o making off da caricatura??? Mas naum durou muito tempo, neh, pq eu vi ele fazendo de outros e o papo ali eh reto: piscou jah tah desenhado!!!hehehee
Gde abs, mew!!!!
MRampi
Grandes amigos de HQS!! Obrigado pelos elogios, desenho rápido que é pra "tapear" o traço corrido, hehehehe! A criançada brinca perguntando um ds super poderes do Falcote e eu digo que é a super velocidade! hehe!!! É isso ai!! Vamos continuar esta caminhada e time é de primeira, da-lhe Rampi e Jonathan!! Estaremos na Mostra de Trabalhos Escolares na escola Portugal de quarta a sábado! Vai ter DQD e Família Falcote lá! Feito!!!
Márcio Rampi disse…
Grande Jerri! Mais uma vez agradeço pelo força, ae, por levar a DQD! contigo, por recomendar. Enfim: é como vc disse. Vamos continuar esta caminhada.
Gde abs
MRampi

Postagens mais visitadas